O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu no dia 20 de fevereiro de 1909. O italiano Filippo Marinetti (1876-1944) foi quem deu inicio ao movimento, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outras vanguardas modernistas.
Principais características:
- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;
Pintura futurista:
Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.
Futurismo no Brasil:
No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.
Principais Precursores do Movimento:
Os artistas que também se destacaram no movimento foram Giacomo Balla, Carlo Carra (1881-1966), e Umberto Boccioni (1882-1916).
Obras:
Principais características:
- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;
Pintura futurista:
Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.
Futurismo no Brasil:
No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.
Principais Precursores do Movimento:
Os artistas que também se destacaram no movimento foram Giacomo Balla, Carlo Carra (1881-1966), e Umberto Boccioni (1882-1916).
Obras:
Giacomo Balla – O Futuro
Automovel+velocidade+luz – Giacomo Balla
O Cavaleiro Vermelho (The Red Horseman) - Carlo Carra
Dinamismo de um ciclista – Umberto Boccioni.
Ainda temos estes link vindos do nosso querido youtube:
Bons estudos!
7 comentários:
OIii, gostaria de acresentar que as principais cores do futurismo são os tons Pastéis.
O futurismo possui uma grande influência nos dias nos dias atuais sobre a cinética e a atual pop arte. Principalmente pelos ruidos das metrópoles modernas. Os efeitos estéticos da iluminação feérica, o movimento, o barulho das maquinas, o movimento dos trens, do aeroplano, dos arranha-céus, o corre-corre das multidões. Pode-se afirmar que o futurismo colocou a estética como uma das preocupações principais, tanto é que os bens de consumo, os automóveis, telefones e outros procuram conciliar gradativamente uma utilidade e funcionalidade com beleza, ao ponto de nos dias de hoje o público extasiar-se esteticamente numa exposição de carros, mas poucas vezes numa galeria de artes plásticas, por exemplo.
Abraçoss
Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo.
Muito interessante a forma como o futurismo tem como objetivo expressar em suas telas pintadas a tinta suas formas, movimento e até mesmo os sons produzidos...
Gracieli Avila
http://www.futurismo.noradar.com/ - link falando um pouco mais detalhadamente sobre o início do futurismo, também.
;)
Obrigado pela colocação Luana! Não havia colocado sobre os tão falados "tons pasteis". Cometemos tal gafe. Coloquei mais um link onde serviu de base para o post e tem algumas informações mais detalhadas.
Abraço a todos e thanks pelos coments.
Como nosso objeto foi sobre o cubismo, vale complementar que o futurismo participou da semana de 22 juntamente com o cubismo!
"Foi certamente uma das influências da Semana de Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caiu como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira".
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