sexta-feira, 2 de abril de 2010

Movimentos Artísticos: FUTURISMO

O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu no dia 20 de fevereiro de 1909. O italiano Filippo Marinetti (1876-1944) foi quem deu inicio ao movimento, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outras vanguardas modernistas.

Principais características:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;

Pintura futurista:

Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.

Futurismo no Brasil:

No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.

Principais Precursores do Movimento:

Os artistas que também se destacaram no movimento foram Giacomo Balla, Carlo Carra (1881-1966), e Umberto Boccioni (1882-1916).

Obras:

Giacomo Balla – O Futuro

Automovel+velocidade+luz – Giacomo Balla

O Cavaleiro Vermelho (The Red Horseman) - Carlo Carra



Dinamismo de um ciclista – Umberto Boccioni.

Ainda temos estes link vindos do nosso querido youtube:





Bons estudos!

7 comentários:

Luana disse...

OIii, gostaria de acresentar que as principais cores do futurismo são os tons Pastéis.
O futurismo possui uma grande influência nos dias nos dias atuais sobre a cinética e a atual pop arte. Principalmente pelos ruidos das metrópoles modernas. Os efeitos estéticos da iluminação feérica, o movimento, o barulho das maquinas, o movimento dos trens, do aeroplano, dos arranha-céus, o corre-corre das multidões. Pode-se afirmar que o futurismo colocou a estética como uma das preocupações principais, tanto é que os bens de consumo, os automóveis, telefones e outros procuram conciliar gradativamente uma utilidade e funcionalidade com beleza, ao ponto de nos dias de hoje o público extasiar-se esteticamente numa exposição de carros, mas poucas vezes numa galeria de artes plásticas, por exemplo.

Abraçoss

julio cezar disse...

Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo.

Arquifive disse...

Muito interessante a forma como o futurismo tem como objetivo expressar em suas telas pintadas a tinta suas formas, movimento e até mesmo os sons produzidos...


Gracieli Avila

Arlei Marcos Tauchert. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arlei Marcos Tauchert. disse...

http://www.futurismo.noradar.com/ - link falando um pouco mais detalhadamente sobre o início do futurismo, também.


;)

Arlei Marcos Tauchert. disse...

Obrigado pela colocação Luana! Não havia colocado sobre os tão falados "tons pasteis". Cometemos tal gafe. Coloquei mais um link onde serviu de base para o post e tem algumas informações mais detalhadas.

Abraço a todos e thanks pelos coments.

Unknown disse...

Como nosso objeto foi sobre o cubismo, vale complementar que o futurismo participou da semana de 22 juntamente com o cubismo!
"Foi certamente uma das influências da Semana de Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caiu como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira".

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