Principais características:
- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;
Pintura futurista:
Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.
Futurismo no Brasil:
No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.
Principais Precursores do Movimento:
Os artistas que também se destacaram no movimento foram Giacomo Balla, Carlo Carra (1881-1966), e Umberto Boccioni (1882-1916).
Obras:
Giacomo Balla – O Futuro
Automovel+velocidade+luz – Giacomo Balla
O Cavaleiro Vermelho (The Red Horseman) - Carlo Carra
Dinamismo de um ciclista – Umberto Boccioni.
Ainda temos estes link vindos do nosso querido youtube:
Bons estudos!