sexta-feira, 2 de abril de 2010

Movimentos Artísticos: FUTURISMO

O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu no dia 20 de fevereiro de 1909. O italiano Filippo Marinetti (1876-1944) foi quem deu inicio ao movimento, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outras vanguardas modernistas.

Principais características:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;

Pintura futurista:

Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.

Futurismo no Brasil:

No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.

Principais Precursores do Movimento:

Os artistas que também se destacaram no movimento foram Giacomo Balla, Carlo Carra (1881-1966), e Umberto Boccioni (1882-1916).

Obras:

Giacomo Balla – O Futuro

Automovel+velocidade+luz – Giacomo Balla

O Cavaleiro Vermelho (The Red Horseman) - Carlo Carra



Dinamismo de um ciclista – Umberto Boccioni.

Ainda temos estes link vindos do nosso querido youtube:





Bons estudos!

Movimentos Artísticos: CUBISMO

Neste post vamos falar sobre mais um movimento artístico: O Cubismo.

Foi um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.

Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. Os pintores cubistas, representavam objetos de três dimensões em uma superfície plana, sob formas geométricas, predominando sempre as linhas retas.

Principais características:

-geometrização das formas e volumes;
-renúncia à perspectiva;
-o claro-escuro perde sua função;
-representação do volume colorido sobre superfícies planas;
-sensação de pintura escultórica;
-cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza.

O movimento cubista divide-se em Cubismo Analítico e Cubismo Sintético.

O Cubismo Analítico surgiu entre 1909 e 1912, desenvolvendo a visão simultânea e multifacetada. Chegou a um ponto em que algumas obras eram praticante figuras irreconhecíveis. Os principais nomes foram Picasso e Braque.

O Cubismo Sintético procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis.

Principais Precursores do Movimento:

Pablo Picasso e Georges Braque são os nomes mais lembrados. Outros artistas que fizeram dparte do movimento foram: Juan Gris, Fernand Léger, entre outros.

Obras:

Cubismo Analítico – ‘Guerrica’ de Pablo Picasso

Cubismo Sintético – ‘Le Jour’ de Georges Braque


Ah! E ainda temos mais um vídeo muito bom que vai mostrando o que foi o cubismo. Vale a pena dar uma olhada.



Fica o abraço a todos e bons estudos!

Arquitetura expressionista?

E aí rapaziada? tudo certo? Estamos aqui para falar um pouco mais sobre o expressionismo, já visto no post passado, mas agora vamos falar sobre o movimento em relação a arquitetura, ou a Arquitetura Expressionista.

O termo "Arquitetura expressionista" inicialmente descrevia as atividades das vanguardas alemã, neerlandesa, austríaca, tcheca e dinamarquesa desde 1910 até aproximadamente 1924. Subseqüentes redefinições estenderam o termo até 1905 e também ampliaram seu campo de ação para o restante da Europa. Hoje em dia, o conceito ampliou-se de tal modo, que chega a referir-se à arquitetura de qualquer período ou localização que apresente algumas das qualidades do movimento original tais como; distorção, fragmentação ou a comunicação de emoção violenta ou sobrecarga.

A arquitetura expressionista se baseava principalmente em novos materiais, como tijolo, aço e de carater mais amplo o vidro. As formas utilizadas não são nada normais, maioria das vezes mostrada biomórficamente falando, adotando um aspecto natural em casa obra.

Aqui vai algumas referências de obras expressionistas:

Torre Einstein por Eric Mendelsohn. (observatório astrofísico)


Goetheanum (1923), de Rudolf Steiner, Dornach. (atualmente é a Escola Superior Livre de Ciência Espiritual)

Chilehaus (1923), de Fritz Höger, Hamburgo. (esse lembra muito um navio, certo?)

Movimentos Artísticos: EXPRESSIONISMO

O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista. Plasmou-se num grande número de campos: artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc.

Pode também ser entendido como uma deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando prioridade à expressão dos sentimentos.

Foi um movimento artístico que se caracterizou pela representação de intensas emoções. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e mostram uma forma de ver a vida pessimista marcado pela a angústia, dor, ou seja, tentava expressar as angústias e os conflitos do homem.

O expressionismo, preocupava-se não com o belo, mais buscava estampar em suas obras a realidade, o real sentimento do homem e isso deve ser levado muito em consideração, visto que até hoje, a triste realidade, as angustias, as diferenças sociais muitas vezes não chegam a nosso conhecimento, porque damos muito espaço ao belo, e não ao real.

Principais características:
-pesquisa no domínio psicológico;
-cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
-dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
-pasta grossa, martelada, áspera;
-técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo.
-preferência pelo patético, trágico e sombrio.

O Principal Precursor do Movimento:

Vincent Willem Van Gogh, nasceu em Zundert a 30 de Março de 1853 e o morreu em Utrecht a 29 de Julho de 1890) foi um pintor holandês, encarado como o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, naquela época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de financiar a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Sucumbiu a uma doença mental. A sua fama cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em Paris, em 17 de Março de 1901.

Somente após a sua morte lhe tributaram reconhecimento. Hoje em dia várias das suas pinturas, encontram-se entre os objectos mais caros do mundo.

Obras de Van Gogh:

Auto-retrato (1889)

Noite Estrelada (1889)



Além de Van Gogh, houveram outros Artistas do movimento Expressionista, como Paul Gauguin (1848-1903), pelo qual era um dos únicos amigos de Van Gogh:


Auto-retrato com halo, 1889.


O Cristo Amarelo, 1889.



Outro artista do Expressionismo foi Paul Cézanne (1839-1906):

Vista de Gardanne, 1885-1886.



Auto-retrato com fundo rosa, 1875. Coleção privada.

O expressionismo representa os sentimentos humanos. Dá forma ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana entre outros sentimentos. O expressionismo concentrou-se na Alemanha entre os anos de 1905 e 1930.