sábado, 20 de março de 2010

BAUHAUS

Em 1919, na Alemanha, surgia uma escola que revolucionaria o design, as artes plásticas e a arquitetura. Criada por Walter Gropius, a Bauhaus escancarou o modernismo. Tinha como princípio a racionalidade. Projetava prédios que pareciam não ter telhado e exibiam concreto aparente com grandes janelas integrando ambientes internos e externos. Evitava ornamentos. Menos é mais, dizia Mies Van der Rohe, um dos professores mais famosos. Movimento de vanguarda que influenciou o mundo inteiro.



Vejamos o vídeo produzido pela TV SINAL do paraná:



No vídeo conta uma pequena mas valiosa entrevista com o professor de arquitetura da PUC-Curitiba, Antonio Carlos Espíndola Schrega.

Ainda temos um pequeno documentário a respeito da criação da BAUHAUS, em português de Portugal, mas a galera vai entender perfeitamente:



Lembrem-se: Teremos mais postagens!

sexta-feira, 19 de março de 2010

KARL FRIEDRICH SCHINKEL

Agora vamos falar do maior arquiteto alemão do séc. XIX. Além de ter sido também pintor, gravurista e cenografista, o prussiano KARL FRIEDRICH SCHINKEL (1781-1841) soube traduzir a arquitetura do Grécia antiga e não foi muito criativo a ponto de obter novos estilos e produzir novidades, mas seus edifícios tinham uma beleza profunda e rigor.


Ele foi brilhante em suas edificações devido ao fato de ser o primeiro funcionalista de verdade, onde seus edifícios não atendiam exatamente as tarefas atribuídas, mas expressavam claramente a própria estrutura.

Dentre suas obras em destaque estão o Altes Museum que está localizado na Ilha dos Museus, em Berlim, Alemanha;



além da Casa do Jardineiro da Corte em Potsdam.


Fiquem atentos para mais postagens!