sexta-feira, 2 de abril de 2010

Movimentos Artísticos: EXPRESSIONISMO

O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista. Plasmou-se num grande número de campos: artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc.

Pode também ser entendido como uma deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando prioridade à expressão dos sentimentos.

Foi um movimento artístico que se caracterizou pela representação de intensas emoções. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e mostram uma forma de ver a vida pessimista marcado pela a angústia, dor, ou seja, tentava expressar as angústias e os conflitos do homem.

O expressionismo, preocupava-se não com o belo, mais buscava estampar em suas obras a realidade, o real sentimento do homem e isso deve ser levado muito em consideração, visto que até hoje, a triste realidade, as angustias, as diferenças sociais muitas vezes não chegam a nosso conhecimento, porque damos muito espaço ao belo, e não ao real.

Principais características:
-pesquisa no domínio psicológico;
-cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
-dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
-pasta grossa, martelada, áspera;
-técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo.
-preferência pelo patético, trágico e sombrio.

O Principal Precursor do Movimento:

Vincent Willem Van Gogh, nasceu em Zundert a 30 de Março de 1853 e o morreu em Utrecht a 29 de Julho de 1890) foi um pintor holandês, encarado como o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, naquela época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de financiar a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Sucumbiu a uma doença mental. A sua fama cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em Paris, em 17 de Março de 1901.

Somente após a sua morte lhe tributaram reconhecimento. Hoje em dia várias das suas pinturas, encontram-se entre os objectos mais caros do mundo.

Obras de Van Gogh:

Auto-retrato (1889)

Noite Estrelada (1889)



Além de Van Gogh, houveram outros Artistas do movimento Expressionista, como Paul Gauguin (1848-1903), pelo qual era um dos únicos amigos de Van Gogh:


Auto-retrato com halo, 1889.


O Cristo Amarelo, 1889.



Outro artista do Expressionismo foi Paul Cézanne (1839-1906):

Vista de Gardanne, 1885-1886.



Auto-retrato com fundo rosa, 1875. Coleção privada.

O expressionismo representa os sentimentos humanos. Dá forma ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana entre outros sentimentos. O expressionismo concentrou-se na Alemanha entre os anos de 1905 e 1930.

2 comentários:

Luana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caique Carter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário