sexta-feira, 2 de abril de 2010

Movimentos Artísticos: CUBISMO

Neste post vamos falar sobre mais um movimento artístico: O Cubismo.

Foi um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.

Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. Os pintores cubistas, representavam objetos de três dimensões em uma superfície plana, sob formas geométricas, predominando sempre as linhas retas.

Principais características:

-geometrização das formas e volumes;
-renúncia à perspectiva;
-o claro-escuro perde sua função;
-representação do volume colorido sobre superfícies planas;
-sensação de pintura escultórica;
-cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza.

O movimento cubista divide-se em Cubismo Analítico e Cubismo Sintético.

O Cubismo Analítico surgiu entre 1909 e 1912, desenvolvendo a visão simultânea e multifacetada. Chegou a um ponto em que algumas obras eram praticante figuras irreconhecíveis. Os principais nomes foram Picasso e Braque.

O Cubismo Sintético procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis.

Principais Precursores do Movimento:

Pablo Picasso e Georges Braque são os nomes mais lembrados. Outros artistas que fizeram dparte do movimento foram: Juan Gris, Fernand Léger, entre outros.

Obras:

Cubismo Analítico – ‘Guerrica’ de Pablo Picasso

Cubismo Sintético – ‘Le Jour’ de Georges Braque


Ah! E ainda temos mais um vídeo muito bom que vai mostrando o que foi o cubismo. Vale a pena dar uma olhada.



Fica o abraço a todos e bons estudos!

2 comentários:

Unknown disse...

Só para complementar:

O cubismo teve influencia na França, Europa, EUA, Portugal e no Brasil. Neste somente após a Semana de Arte Moderna de 1922. Mas não se encontra artistas com características exclusivamente cubistas no Brasil. influências do cubismo podem ser observadas em parte dos artistas reunidos no modernismo de 1922, (na famosa semana de 22) em alguns trabalhos de Vicente do Re O fim do movimento cubista deve-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914. Não obstante, pelas suas características abstratas, foi bastante adaptável, inspirando movimentos como o futurismo, o orfismo, o purismo e o vorticismo.

Safira)

julio cezar disse...

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas.

Postar um comentário