sábado, 20 de março de 2010

BAUHAUS

Em 1919, na Alemanha, surgia uma escola que revolucionaria o design, as artes plásticas e a arquitetura. Criada por Walter Gropius, a Bauhaus escancarou o modernismo. Tinha como princípio a racionalidade. Projetava prédios que pareciam não ter telhado e exibiam concreto aparente com grandes janelas integrando ambientes internos e externos. Evitava ornamentos. Menos é mais, dizia Mies Van der Rohe, um dos professores mais famosos. Movimento de vanguarda que influenciou o mundo inteiro.



Vejamos o vídeo produzido pela TV SINAL do paraná:



No vídeo conta uma pequena mas valiosa entrevista com o professor de arquitetura da PUC-Curitiba, Antonio Carlos Espíndola Schrega.

Ainda temos um pequeno documentário a respeito da criação da BAUHAUS, em português de Portugal, mas a galera vai entender perfeitamente:



Lembrem-se: Teremos mais postagens!

4 comentários:

alexandre_matiello disse...

Incluir imagens para além dos links. No geral, o visual do blog pode ainda melhorar MUITO.
Trabalhar as outras vanguardas também.

Suelen Barro disse...

A Bauhaus não descuidava do estudo convencional da natureza, da geometria, do desenho, dos volumes, e das cores. Seu objetivo maior era conseguir o respeito que lhe permitisse influir no trabalho dos desenhistas que criavam os modelos dos objetos da vida cotidiana, industrializados.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Somente uma curiosidade:

Atualmente a Bauhaus de Weimar mantém a sua liderança como uma das melhores universidades na Alemanha, leccionando sobretudo o ramo da arquitectura, mas estando também integrada num núcleo de outros pólos de ensino ligado às artes e de onde se destaca design, media, música, entre outros. O ensino da Bauhaus encontra-se intrínseco na própria forma de leccionar da escola actualmente, baseando-se muito na experimentação prática de ideias e na realização de seminários e workshops para confronto de conhecimentos.

(Safira)

Postar um comentário