quinta-feira, 25 de março de 2010

Arranha-céu de Manhattan


O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares de estilo Art déco localizado na intersecção da 5 avenida com a West 34th Street na cidade Nova York. Foi declarada uma das Novas maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civís e também como uma das marcas registradas da cidade de Nova York.
O Empire State Building foi projetado por Gregory Johnson e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon, o qual preparou o projeto do edifício em apenas duas semanas usando o projeto do edifício Reynolds de Wiston-Salem, da Carolina do Norte como projeto base.O projeto envolveu 3,400 trabalhadores, a maioria imigrantes da Europa, juntamente com centenas de Mohawk (trido de índíos) principalmente da reserva Kahnawake próximo à Montreal. A abertura do edifício coincidiu com a Grande Depressão dos Estatos Unidos, e como resultado muitos de seus escritórios não foram alugados. O Empire State Building continuou a ser o arranha-céu mais alto do mundo por 41 anos, e a estrutura mais alta já feita pelo homem por 23 anos.Através dos anos, mais de trinta pessoas cometeram suicídio do topo do edifício.

3 comentários:

alexandre_matiello disse...

O post tá mais informativo do que crítico. Relacionar com o Woolwort e problematizar a questão da "purificação estética" desde aquele passando pelo Empire e também pelas experiências de Sullivan.

Suelen Barro disse...

Os arranha céus foi uma criação típica do Estados Unidos, posteriormente espalhou-se por todas as grande metrópoles do século XX. A estrutura dos edifícios passou a ser feita em ferro.

Unknown disse...

Arranha-céu ou arranha-céus é a denominação popular de edifícios dotados de uma altura singular frente aos seus demais e de uma forma geral apresentando formatos de torre. Estes prédios normalmente possuem caráter multifuncional, sendo capazes de abrigar estabelecimentos residenciais, comerciais, de serviços, entre outros.

(Safira)

Postar um comentário