quinta-feira, 15 de abril de 2010

Varal de recados.

E aí pessoal!

Estamos aí para mostrar a todos o trabalho que foi apresentado no dia 12 (segunda-feira). É o nosso "varal de recados", criado com inspiração na vanguarda expressionista, mais precisamente na arquitetura expressionista, do início do século XX, onde é utilizado novos materiais (para a época) como o tijolo, o aço e o vidro, além de que a forma das edificações expressam realmente seu uso (caso da Torre Einstein, de Eric Mendelsohn).




O varal foi confeccionado por nós mesmo, onde foi utilizado a fôrma para fabricação de lajes pré-fabricadas para os suportes, com concreto e duas barras de aço de espessura de 4.2mm. No total de três unidades, os suportes foram fixados na parede de forma aleatória para que nao haja simetria e nem beleza, conforme a vanguarda realizava. E para que o varal tenha sua função, foram colocados os arames, representando ainda o aço.




Fotos do trabalho realizado:



Fotos: Arlei Tauchert.




sexta-feira, 2 de abril de 2010

Movimentos Artísticos: FUTURISMO

O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu no dia 20 de fevereiro de 1909. O italiano Filippo Marinetti (1876-1944) foi quem deu inicio ao movimento, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outras vanguardas modernistas.

Principais características:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;

Pintura futurista:

Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.

Futurismo no Brasil:

No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.

Principais Precursores do Movimento:

Os artistas que também se destacaram no movimento foram Giacomo Balla, Carlo Carra (1881-1966), e Umberto Boccioni (1882-1916).

Obras:

Giacomo Balla – O Futuro

Automovel+velocidade+luz – Giacomo Balla

O Cavaleiro Vermelho (The Red Horseman) - Carlo Carra



Dinamismo de um ciclista – Umberto Boccioni.

Ainda temos estes link vindos do nosso querido youtube:





Bons estudos!

Movimentos Artísticos: CUBISMO

Neste post vamos falar sobre mais um movimento artístico: O Cubismo.

Foi um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.

Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. Os pintores cubistas, representavam objetos de três dimensões em uma superfície plana, sob formas geométricas, predominando sempre as linhas retas.

Principais características:

-geometrização das formas e volumes;
-renúncia à perspectiva;
-o claro-escuro perde sua função;
-representação do volume colorido sobre superfícies planas;
-sensação de pintura escultórica;
-cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza.

O movimento cubista divide-se em Cubismo Analítico e Cubismo Sintético.

O Cubismo Analítico surgiu entre 1909 e 1912, desenvolvendo a visão simultânea e multifacetada. Chegou a um ponto em que algumas obras eram praticante figuras irreconhecíveis. Os principais nomes foram Picasso e Braque.

O Cubismo Sintético procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis.

Principais Precursores do Movimento:

Pablo Picasso e Georges Braque são os nomes mais lembrados. Outros artistas que fizeram dparte do movimento foram: Juan Gris, Fernand Léger, entre outros.

Obras:

Cubismo Analítico – ‘Guerrica’ de Pablo Picasso

Cubismo Sintético – ‘Le Jour’ de Georges Braque


Ah! E ainda temos mais um vídeo muito bom que vai mostrando o que foi o cubismo. Vale a pena dar uma olhada.



Fica o abraço a todos e bons estudos!

Arquitetura expressionista?

E aí rapaziada? tudo certo? Estamos aqui para falar um pouco mais sobre o expressionismo, já visto no post passado, mas agora vamos falar sobre o movimento em relação a arquitetura, ou a Arquitetura Expressionista.

O termo "Arquitetura expressionista" inicialmente descrevia as atividades das vanguardas alemã, neerlandesa, austríaca, tcheca e dinamarquesa desde 1910 até aproximadamente 1924. Subseqüentes redefinições estenderam o termo até 1905 e também ampliaram seu campo de ação para o restante da Europa. Hoje em dia, o conceito ampliou-se de tal modo, que chega a referir-se à arquitetura de qualquer período ou localização que apresente algumas das qualidades do movimento original tais como; distorção, fragmentação ou a comunicação de emoção violenta ou sobrecarga.

A arquitetura expressionista se baseava principalmente em novos materiais, como tijolo, aço e de carater mais amplo o vidro. As formas utilizadas não são nada normais, maioria das vezes mostrada biomórficamente falando, adotando um aspecto natural em casa obra.

Aqui vai algumas referências de obras expressionistas:

Torre Einstein por Eric Mendelsohn. (observatório astrofísico)


Goetheanum (1923), de Rudolf Steiner, Dornach. (atualmente é a Escola Superior Livre de Ciência Espiritual)

Chilehaus (1923), de Fritz Höger, Hamburgo. (esse lembra muito um navio, certo?)

Movimentos Artísticos: EXPRESSIONISMO

O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista. Plasmou-se num grande número de campos: artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc.

Pode também ser entendido como uma deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando prioridade à expressão dos sentimentos.

Foi um movimento artístico que se caracterizou pela representação de intensas emoções. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e mostram uma forma de ver a vida pessimista marcado pela a angústia, dor, ou seja, tentava expressar as angústias e os conflitos do homem.

O expressionismo, preocupava-se não com o belo, mais buscava estampar em suas obras a realidade, o real sentimento do homem e isso deve ser levado muito em consideração, visto que até hoje, a triste realidade, as angustias, as diferenças sociais muitas vezes não chegam a nosso conhecimento, porque damos muito espaço ao belo, e não ao real.

Principais características:
-pesquisa no domínio psicológico;
-cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
-dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
-pasta grossa, martelada, áspera;
-técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo.
-preferência pelo patético, trágico e sombrio.

O Principal Precursor do Movimento:

Vincent Willem Van Gogh, nasceu em Zundert a 30 de Março de 1853 e o morreu em Utrecht a 29 de Julho de 1890) foi um pintor holandês, encarado como o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, naquela época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de financiar a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Sucumbiu a uma doença mental. A sua fama cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em Paris, em 17 de Março de 1901.

Somente após a sua morte lhe tributaram reconhecimento. Hoje em dia várias das suas pinturas, encontram-se entre os objectos mais caros do mundo.

Obras de Van Gogh:

Auto-retrato (1889)

Noite Estrelada (1889)



Além de Van Gogh, houveram outros Artistas do movimento Expressionista, como Paul Gauguin (1848-1903), pelo qual era um dos únicos amigos de Van Gogh:


Auto-retrato com halo, 1889.


O Cristo Amarelo, 1889.



Outro artista do Expressionismo foi Paul Cézanne (1839-1906):

Vista de Gardanne, 1885-1886.



Auto-retrato com fundo rosa, 1875. Coleção privada.

O expressionismo representa os sentimentos humanos. Dá forma ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana entre outros sentimentos. O expressionismo concentrou-se na Alemanha entre os anos de 1905 e 1930.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Arranha-céu de Manhattan


O edificio Woolworth, com os seus 57 andares e 241 metros de altura é um dos 50 arranha-céus mais altos dos Estados Unidos da América e um dos mais altos do mundo. Fica situado em Manhattan, no número 233 da Broadway e é um dos mais antigos e famosos arranha-céus da cidade. Mais de 95 anos passados desde a sua construção continua a ser um dos mais altos de Nova Iorque. Foi mandado construir em 1912 pelo milionário norte-americano Frank Winfield Woolworth, com um custo de $13,5 milhões de dólares, para sedear a sua empresa Woolworth.A sua inauguração teve lugar no dia 24 de Abril de 1913. O edifício aparece notavelmente no filme "Encantada" e no filme "Cloverfield". É ficcionado o seu desabamento provocado pelo monstro. Na série de televisão americana Ugly Betty, o edifício é a sede da Meade Publications e, em seu 28º andar, funciona a Revista MODE e o principal cenário da série.

Arranha-céu de Manhattan


O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares de estilo Art déco localizado na intersecção da 5 avenida com a West 34th Street na cidade Nova York. Foi declarada uma das Novas maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civís e também como uma das marcas registradas da cidade de Nova York.
O Empire State Building foi projetado por Gregory Johnson e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon, o qual preparou o projeto do edifício em apenas duas semanas usando o projeto do edifício Reynolds de Wiston-Salem, da Carolina do Norte como projeto base.O projeto envolveu 3,400 trabalhadores, a maioria imigrantes da Europa, juntamente com centenas de Mohawk (trido de índíos) principalmente da reserva Kahnawake próximo à Montreal. A abertura do edifício coincidiu com a Grande Depressão dos Estatos Unidos, e como resultado muitos de seus escritórios não foram alugados. O Empire State Building continuou a ser o arranha-céu mais alto do mundo por 41 anos, e a estrutura mais alta já feita pelo homem por 23 anos.Através dos anos, mais de trinta pessoas cometeram suicídio do topo do edifício.

sábado, 20 de março de 2010

BAUHAUS

Em 1919, na Alemanha, surgia uma escola que revolucionaria o design, as artes plásticas e a arquitetura. Criada por Walter Gropius, a Bauhaus escancarou o modernismo. Tinha como princípio a racionalidade. Projetava prédios que pareciam não ter telhado e exibiam concreto aparente com grandes janelas integrando ambientes internos e externos. Evitava ornamentos. Menos é mais, dizia Mies Van der Rohe, um dos professores mais famosos. Movimento de vanguarda que influenciou o mundo inteiro.



Vejamos o vídeo produzido pela TV SINAL do paraná:



No vídeo conta uma pequena mas valiosa entrevista com o professor de arquitetura da PUC-Curitiba, Antonio Carlos Espíndola Schrega.

Ainda temos um pequeno documentário a respeito da criação da BAUHAUS, em português de Portugal, mas a galera vai entender perfeitamente:



Lembrem-se: Teremos mais postagens!

sexta-feira, 19 de março de 2010

KARL FRIEDRICH SCHINKEL

Agora vamos falar do maior arquiteto alemão do séc. XIX. Além de ter sido também pintor, gravurista e cenografista, o prussiano KARL FRIEDRICH SCHINKEL (1781-1841) soube traduzir a arquitetura do Grécia antiga e não foi muito criativo a ponto de obter novos estilos e produzir novidades, mas seus edifícios tinham uma beleza profunda e rigor.


Ele foi brilhante em suas edificações devido ao fato de ser o primeiro funcionalista de verdade, onde seus edifícios não atendiam exatamente as tarefas atribuídas, mas expressavam claramente a própria estrutura.

Dentre suas obras em destaque estão o Altes Museum que está localizado na Ilha dos Museus, em Berlim, Alemanha;



além da Casa do Jardineiro da Corte em Potsdam.


Fiquem atentos para mais postagens!

terça-feira, 9 de março de 2010

Olá, mundo!

É com muita gratificação que estamos aqui, a galera que faz parte do quarto período de Arquitetura e Urbanismo pela UNOCHAPECÓ, Adam, Arlei o Júlio e o Percival.

Estamos na primeira postagem do semestre, e vamos ao longo deste publicar um vasto material sobre a história da arquitetura e cidades, matéria pela qual nosso docente, Alexandre Matiello que com esta magnífica idéia de usar da ferramenta que dia após dia está fazendo cada vez mais parte do nosso cotidiano, a internet, publicar um material de qualidade que esteja a disposição de todos, como uma forma mais prática de expor a arquitetura como já foi e como ela é reinventada.

Fica o convite para sempre dar uma passada pelo nosso blog, sempre vamos estar com postagens novas, dentre vídeos, imagens e textos relativos ao nosso tema. Espero que gostem e fica o abraço.